Por Andrew Gillenwaters
Como está se moldando o primeiro trimestre do ano dos Yellows
Ao entrarmos no mês de abril, é um bom momento para olharmos para trás, para o progresso que foi feito até agora em 2023. Desde o início do ano, o Submarino Amarelo tem flutuado entre o 5º e o 10º lugar em LaLiga. Este ano foi nada menos do que um desafio, mas foi um desafio que o FC Villarreal fez o melhor que pôde. Foi um grande começo, já que os amarelos se juntaram no novo ano com uma vitória de 2-1 contra seu vizinho mais próximo, e rival, o FC Valencia, na noite de Ano Novo. Foi também a primeira partida do Villarreal em seu recém-renovado Estádio de la Cerámica. 2023 começou com um desafio difícil para LaLiga, já que os clubes estavam competindo pela Copa Del Rey, e competindo por seu próprio posicionamento no campeonato ao mesmo tempo.
O Villarreal pôde enfrentar o primeiro jogo da Copa do ano no dia 3 de janeiro e derrotar o FC Cartagena, da segunda divisão, por 5 a 1, na 32ª rodada da Copa Del Rey. Apenas quatro dias depois, no dia 7 de janeiro, o submarino amarelo conseguiu afundar o potente Real Madrid, por 2×1 no jogo da liga, e conquistar sua segunda vitória do ano. Foi uma partida difícil, pois o primeiro tempo ficou sem gols. Mas Yeremy Pino, do Villarreal, começou o segundo tempo com um gol em menos de três minutos. Depois de cerca de 15 minutos, um handebol azarado deu ao Real Madrid a oportunidade de empatar em um pênalti, e o jogo ficou empatado. Felizmente, um minuto depois, havia outra handebol do outro lado do campo, e o Villarreal recebeu um pênalti para tomar o jogo de volta em suas próprias mãos, e segurar os avanços do Madrid para o restante da partida para levar a vitória para casa.
Depois de um desempenho tão bom contra um dos melhores clubes do mundo, o Villarreal enfrentaria o Real Madrid, novamente, na Copa Del Rey, cerca de uma semana e meia depois, no dia 19. No intervalo, os amarelos tiveram a vantagem, subiram 2-0, mas o Real Madrid saiu balançando, e colocou três pontos sem resposta no placar para encerrar a corrida do Villarreal na Copa Del Rey, nas oitavas de final. Essa perda pode não ter afetado a classificação do campeonato, mas começou uma série muito infeliz de cinco jogos perdidos para o submarino amarelo, perdendo seus dois últimos jogos no mês de janeiro, e não ganhando novamente até o dia 27 de fevereiro. O Villarreal CF se viu reduzido dos cinco primeiros clubes de LaLiga para o número dez da tabela.
Villarreal virou a mesa em sua partida contra Getafe no dia 27, e começou a trabalhar lentamente para voltar a subir na classificação. Eles têm trabalhado duro para voltar ao sexto lugar na classificação de LaLiga, graças à sua série de cinco jogos sem perder, no jogo da liga, ganhando no mínimo um ponto em cada um dos últimos cinco jogos. Uma de suas mais recentes conquistas foi derrubar a Real Sociedad, que ocupa o quarto lugar na classificação de LaLiga. A primeira metade parecia ser toda da Real Sociedad, com o Villarreal tendo muito poucas oportunidades para assumir o controle. Como a metade terminou em um empate, não estava claro como a segunda metade iria para os Amarelos. Felizmente, eles saíram com uma nova energia. O início da metade foi para frente e para trás entre as equipes, mas depois de algumas substituições do Villarreal, depois de cerca de 15 minutos de jogo, as marés mudaram para o submarino amarelo. Eles tiveram várias oportunidades com as pernas frescas do meio-campista Giovani Lo Celso e do atacante Nicolas Jackson agora em jogo. Aos 76 minutos, Samu Chukwueze foi derrubado na caixa de penalidades, dando a Dani Parejo uma grande oportunidade de colocar Villarreal no placar. Apenas quatro minutos mais tarde, Nicolas Jackson conseguiu manobrar através dos zagueiros para colocar sua equipe à frente por dois, muito tarde no jogo para que a Real Sociedad fizesse qualquer coisa a esse respeito quando a partida terminasse.
Após uma das melhores atuações da temporada até agora, Villarreal teve sua terceira chance no Real Madrid em 2023. Foi uma partida difícil, enfrentando um dos maiores clubes do mundo, e jogando-a no estádio do Real Madrid. Mesmo com o jogo sendo jogado em Madri, 700 Groguets fizeram a viagem de mais de 200 milhas para torcer pelo submarino amarelo. Esse jogo teve um início muito difícil para os amarelos. Em uma tentativa de cruzamento em frente ao gol do Real Madrid, a bola ricocheteou na perna de Pau Torres, marcando um gol contra e colocando Madrid na frente apenas aos 16 minutos da partida.
Felizmente, Villarreal conseguiu recuperar um gol, graças a um passe bem colocado de Lo Celso, e algum trabalho de pés extravagante de Samuel Chukwueze, antes de colocar a bola na rede para empatar aos 39 minutos. O Real Madrid assumiu novamente a liderança, a menos de três minutos do segundo tempo, e as coisas pareciam um pouco sombrias para o submarino amarelo por um tempo. Uma grande oportunidade de cobrança de escanteio se apresentou aos 58 minutos, mas no final o gol foi cancelado por impedimento. Aos 70 minutos, Samuel Chukwueze colocou uma bola dentro da área, e ela ricocheteou entre vários jogadores de ambos os lados antes que José Luis Morales conseguisse chegar até ela e, após uma olhada no gol do VAR, o placar estava empatado mais uma vez. Apenas dez minutos mais tarde, Chukwueze, mais uma vez, conseguiu fazer um gol incrível de fora da área, e a colocou no lado de fora da rede, fora do alcance do goleiro, e Villarreal teve sua primeira vantagem na partida. Aos 82 minutos do segundo tempo, uma bola de handebol foi chamada na área contra o Villarreal, mas foi cancelada pelo VAR. Após o término do tempo de parada, Villarreal estava voltando para casa com uma grande vitória do lado deles.
As enormes vitórias contra a Real Sociedad e o Real Madrid nas duas últimas semanas deram ao Villarreal seis pontos na tabela do campeonato, e eles conseguiram voltar às cinco primeiras equipes do campeonato. Eles estão olhando para as costas do Real Betis desde antes do jogo contra eles, mas agora puderam subir e ocupar seu lugar na classificação.
Como vai ser o resto da temporada para o submarino amarelo? É muito difícil dizer, mas depois de algumas das atuações excepcionais que fizeram até agora nesta temporada, e especialmente a partir do fim da temporada, eles serão uma equipe para manter seu olho no avanço. Endavant!