O A Liga dos Campeões da UEFA atraiu a maior parte da atenção Mas houve muitas outras ações esta semana. O ponto alto desse subconjunto foi o confronto da Liga Europa entre o Manchester United e o Sevilla. Depois de eliminar dois adversários espanhóis consecutivos na fase de mata-mata, o Manchester United adquiriu uma imunidade ao La Liga? Definitivamente não. Não posso deixar de sentir que os memes sobre o Sevilla ser quase invencível na Liga Europa são verdadeiros depois de jogos como este.
Partida em Destaque
Manchester United 2-2 Sevilha
1-0 Sabitzer (Fernandes assiste)
2-0 Sabitzer brace (Marcial)
2-1 Malacia gol contra
2-2 Objetivo próprio de Maguire
Crédito de imagem: Obras de futebol da Baviera
MUN XI: David de Gea; Aaron Wan-Bissaka, Raphael Varane (46′ Harry Maguire), Lisandro Martinez, Tyrell Malacia; Casemiro, Bruno Fernandes (c) (62′ Christian Eriksen); Antony (81′ Facundo Pellistri), Marcel Sabitzer, Jadon Sancho (62′ Anthony Elanga); Anthony Martial (62′ Wout Weghorst)
SEV XI: Yassine Bounou; Gonzalo Montiel(90′ Alejandro Gomez), Tanguy Nianzou(73′ Suso), Marcao, Marcos Acuna; Fernando, Nemanja Gudelj; Lucas Ocampos, Ivan Rakitic(c), Oliver Torres(46′ Jesus Navas); Erik Lamela(66′ Youssef En-Nesyri)
Nenhuma pista é segura, especialmente não nos Knockout Stages europeus e especialmente não quando seu adversário é o Sevilla, na Liga Europa.
Se o senhor me tivesse dito antes da partida que os quatro gols marcados nessa partida seriam de jogadores do Manchester United, eu teria passado a lua. Mas, por sorte nossa, metade deles são gols próprios. Não tenho palavras e sei que é uma decepção para os jogadores que os marcaram. Tyrell Malacia e Harry Maguire, especialmente este último, dado o estigma que lhe foi atribuído nos últimos anos, têm que jogar fenomenalmente bem para fechar a lacuna entre eles e os jogadores que estão à sua frente na tabela de profundidade. Um objetivo próprio, mesmo considerando elementos de falta de sorte, dificulta esse progresso.
Não deve ser uma surpresa que o Sevilha continue a ter um desempenho excessivo na Liga Europa em relação à sua forma doméstica. O Sevilla teve uma campanha chocante na Liga e foi criticado pela média de idade do seu plantel, contando com jogadores como Fernando, Ivan Rakitic e Jesus Navas, todos na casa dos trinta anos. Mas a Liga Europa continua sendo a fonte da juventude deles e eles estarão cheios de confiança para o segundo jogo na Andaluzia. É uma marca única de DNA do futebol para se destacar na segunda fase da competição européia na última década. Eles continuam sendo um farol de esperança para todos os clubes das cinco primeiras ligas que estão fora de sua elite, que ainda podem prosperar em algum nível e aspirar à glória europeia.
Quanto ao Manchester United, as lesões de Raphael Varane e Lisandro Martinez azedarão o retorno de Christian Eriksen e o retorno da suspensão para Casemiro. A parceria de Harry Maguire e Victor Lindelof é, na melhor das hipóteses, média, e Luke Shaw deslizando para o centro de volta é uma bandaid prometedora, mas ainda assim habilidosa, mas é isso que eles têm. O Manchester United tem que reunir suas energias coletivas para tentar terminar no top 4 da Premier League e manter vivas suas esperanças na Liga Europa. A corda bamba que o time caminha entre uma temporada média e uma melhora significativa continua pendurada na balança.
Agora, para os outros jogos que assisti na semana passada.
Terça-feira, 11 de abril e quarta-feira, 12 de abril
Quartas-de-final da Liga dos Campeões da CONCACAF
LAFC 3-0 Vancouver Whitecaps (3-0 agravado)
Atlas 2-2 Philadelphia Union (0-1 agravado)
A demolição do LAFC dos Whitecaps e o desempenho arenosos do Philadelphia Union contra o Atlas, por parte do LAFC, estabelece um confronto entre todos os MLS em uma semifinal, com a outra apresentando Leon contra o Tigres. Não importa o que aconteça, o principal torneio de clubes da América do Norte contará com um clube das duas ligas mais fortes do continente.
Quinta-feira, 13 de abril
Final dos quartos de final da Liga Europa da UEFA
Feyenoord 1-0 Roma
José Mourinho passou por algumas noites frustrantes na Europa nas últimas temporadas, incluindo uma derrota horrível de 6-1 para o clube norueguês Bodo/Glimt, mas esse resultado se junta à lista, já que o pênalti de Lorenzo Pelligrini acertou a trave (com um possível toque de bola de Justin Bijlow) e o gol solitário de Mats Wieffer dá ao Feyenoord a vantagem da primeira partida. Grandes notícias para os torcedores mexicanos que têm seguido as façanhas de Santi Giménez para os gigantes holandeses durante toda a temporada.
Sexta-feira, 14 de abril
Campeonato EFL
Middlesbrough 5-1 Cidade de Norwich
A cidade de Norwich é um dos muitos clubes da Inglaterra rotulados como yoyo clubs, uma vez que eles têm se recuperado do campeonato EFL e recuado da Premier League durante as últimas temporadas. Acho que a reputação foi atingida da pior maneira possível, já que essa derrota do Middlesbrough colocou suas esperanças de promoção na espada. Talvez uma temporada extra na segunda divisão inglesa seja o que o Norwich precisa para se reinventar, embora seja uma chatice para o americano Josh Sargent, que espero que possa jogar futebol de primeira linha em breve, seja através de uma transferência neste verão ou com um Norwich revigorado após uma campanha de 2023-24. Em vez disso, é outro americano Zach Steffen que está esperando um retorno da Premier League com o Middlesbrough na melhor forma.
Grite também ao Schalke colocando cinco rivais do rebaixamento passado, Hertha Berlin, numa vitória por 5×2 em Gelsenkirchen, neste dia.
Sábado, 15 de abril
Premier League
Everton 1-3 Fulham
Everton é visto por muitos como grande demais para cair, mas Hamburger tinha esse mesmo status antes de sua eventual despromoção da Bundesliga. Outra afirmação feita sobre o Fulham nas últimas semanas foi que, com a Europa escapulindo, eles estão mentalmente na praia. Em vez disso, o Fulham lembrou à Premier League que eles podem cuidar dos negócios e de maneira impressionante também. O Fulham tem uma base estável para se restabelecer como um grampo da Premier League, tal como foi durante os dias de Clint Dempsey, Mark Schwarzer e Damien Duff. O status de Everton na Premier League continua no limbo, com um enorme trabalho a ser feito.
Bundesliga
Eintracht Frankfurt 1-1 Borussia Mönchengladbach
Gladbach afastou o mais feliz dos dois clubes alemães que perseguiam a Europa nesse encontro, já que o Eintracht Frankfurt foi um desperdício com muitas boas oportunidades. O sempre confiável Randal Kolo Muani e Jonas Hoffman fizeram um gol para dividir os despojos.
Major League Soccer
Toronto FC 2-2 Atlanta United
O ataque do Atlanta United é divertido de assistir quando eles não estão marcando dois gols de paralisação contra sua equipe (estou apenas um pouco salgado sobre isso). O assustador é como eles são eficientes mesmo sem Thiago Almada, potencial candidato ao título de melhor jogador, precisando apenas de 4 minutos para desbloquear a defesa do Toronto FC e Giorgos Giakoumakis com uma cabeçada bem cronometrada para que isso aconteça. Todos os atacantes do Atlanta têm um ato difícil de seguir à sombra de Josef Martinez, mas até agora parece que a reconstrução do Atlanta United funcionou e eles estão de volta à disputa. O Toronto FC poderia ter uma ofensiva comparável quando Lorenzo Insigne estiver totalmente saudável, hoje sendo saudável o suficiente para se destacar fora do banco. Talvez um fator inesperado nessa equação seja o internacional canadense Richie Laryea. Não é o jogador de ataque mais típico, mas ele provou ser perigoso quando o trouxe à baila e teve um final impressionante para igualar.
No segundo tempo, alguns jovens heróis se levantaram para a ocasião com Machop Chol, um pouco parte jogador do Atlanta durante boa parte de sua carreira até o momento, marcando um bom gol. O Atlanta United tinha sido o melhor time durante boa parte do jogo, tanto que os torcedores de Toronto estavam saindo cedo do BMO Field. Esses torcedores vão lamentar essa decisão, pois perderam o equalizador de última hora do Brandon Servania, um gol de precisão!
Adoro quando faço a escolha certa de assistir ao jogo durante a pesada programação das 16h30 PST/7h30 EST porque é uma habilidade necessária na era Apple TV+ da programação da MLS.
San Jose Earthquakes 3-0 Sporting Kansas City
Muita coisa mudou para o Sporting Kansas City desde que Tim Melia empatou os cobradores de pênaltis do San Jose Earthquakes nos Playoffs da Copa MLS de 2020. Os feridos têm atormentado seu progresso nas últimas temporadas, mas jogadores-chave como Johnny Russell e Alan Pulido voltaram a tempo de chegar ao PayPal Park em busca da primeira vitória do SKC na temporada. O San Jose Earthquakes tem contado com a sua forma em casa para impulsionar o início relativamente forte da temporada e, se eles quiserem vender aos torcedores do Bay Area que eles são ambiciosos nessa temporada, esse é um jogo que eles tiveram que vencer.
Os terremotos de São José não só ganharam, como também dominaram, e seus principais jogadores se destacaram. Cade Cowell preparou Cristian Espinoza para o primeiro gol, Jeremy Ebobisse ganhou e marcou um pênalti para o segundo gol, e Ebobisse conseguiu um empate com um belo chute de um toque. Mesmo nos momentos em que o San Jose parecia estar jogando com fogo, jogando pelas costas, eles jogavam com confiança. Uma confiança que parecia rara e infundada em pontos da história recente, mas quanto mais esses resultados se acumulam, mais parece que Luchi González está preparando um novo e emocionante capítulo para os terremotos.
Domingo, 16 de abril
Premier League
Nottingham Forest 0-2 Manchester United
Um objetivo muito necessário para Antonius, que será chamado a subir, já que Marcus Rashford está fora com uma lesão. Essa lista de feridos cresceu ainda mais quando o jogador Marcel Sabitzer se lesionou no aquecimento, na quinta-feira. Keylor Navas impediu que o placar ficasse fora de controle, mas finalmente uma vitória sólida por 2×0 deu ao Manchester United um impulso moral antes de uma segunda partida crucial contra o Sevilla. Sempre que o senhor mantém uma folha limpa enquanto joga Harry Maguire é uma jóia.
Bundesliga
Wolfsburg 0-0 Bayer Leverkusen
Com os dois lados perseguindo o futebol europeu, esperava-se um encontro ofensivo e pesado. Naturalmente, o jogo terminou sem gols (isso deve ser carma para mim, gabando-me da seleção de futebol do Toronto Atlanta, há pouco). O sorteio não combina com nenhum dos dois times, mas em todo caso tanto o Wolfsburg quanto o Bayer Leverkusen poderiam usar outra temporada para continuar formando sua identidade e se restabelecendo como equipes mais sérias da Bundesliga. O Bayer Leverkusen continua um pouco à frente nesse progresso, pois teve uma série de cinco vitórias no campeonato antes dessa partida, mas o futuro deles depende de Florian Wirtz permanecer pelo menos por mais uma temporada.
Major League Soccer
El Tráfico: LA Galaxy 2-3 LAFC
Como diz o velho adágio, a forma é irrelevante quando se trata de rivalidades. LA Galaxy e LAFC provaram ainda mais essa teoria quando os lânguidos anfitriões se depararam com os formidáveis campeões em defesa. O LA Galaxy saiu balançando com Riqui Puig definindo o ritmo, mas o LAFC provou sua eficiência com Carlos Vela marcando na primeira chance que lhe coube. O Galaxy respondeu antes do intervalo, mas depois do segundo tempo foi tudo LAFC. Ao ganhar um pênalti de um lançamento do LA Galaxy, Carlos Vela marcou o segundo de seus dois gols. Os torcedores da casa ficaram furiosos ao ponto de um torcedor ter tomado a decisão inaceitável de jogar uma cerveja no jogador estrela do LAFC. O Karma trabalhou imediatamente quando Ryan Hollingshead marcou o terceiro gol de cabeça. O LA Galaxy se recuperou para acrescentar essa edição do El Trafico à longa lista de encontros em que cinco ou mais gols foram marcados, mas no final das contas a melhor equipe venceu.
Objetivo da Semana
O senhor decide qual foi o melhor objetivo: de Carlos Vela ou Tyler Boyd’s de El Trafico!
Obrigado, como sempre, pela leitura da edição desta semana do “The Beautiful Game”! Ninguém é invencível para se lembrar de cuidar de si mesmo antes de avançar para a semana desafiadora que se avizinha, seja trabalho, escola, ou o que quer que a vida tenha reservado! Felizmente parte disso é mais ação da Liga dos Campeões, que será o foco do meu artigo que publicarei na próxima semana.