AO rsenal está mais perto do que nunca de ganhar um título da Premier League. Seu dirigente Mikel Arteta revolucionou completamente a equipe e está à beira de uma conquista fenomenal. Primeiro título do campeonato desde a temporada 2003/2004. Há muitas coisas que se uniram para formar uma equipe e resultados tão notáveis. No entanto, nesta história, vamos olhar apenas para um único detalhe que os ajudou na conquista deste ano.
O Arsenal sempre foi uma equipe que gosta de jogar futebol de curta passagem, com muito tempo de jogo. No passado, eles foram excepcionais. Devido a numerosas razões – a construção de um novo estádio foi a que mais se destacou – eles não tiveram nos últimos dez a quinze anos o sucesso que seus torcedores esperavam.
Isso pode acabar muito em breve. A experiência de seu dirigente, o recrutamento inteligente, o Manchester City concentrando-se principalmente na Liga dos Campeões… são apenas algumas das razões para seu sucesso nesta temporada.
No entanto, vamos olhar para um detalhe tático que realmente os ajudou nos jogos. Principalmente quando se trata de jogos de acumulação. Como já disse, eles são uma equipe de passagem muito curta. E, com isso, há muito jogo de preparação pela parte de trás.
Brincando com quatro ao fundo e asas, há situações em que se joga não é trocado suficientemente rápido. Ou talvez o Arsenal tenha acabado de recuperar a bola sem nenhuma chance real de trocar a jogada para o outro lado. Nesses casos, essa obra-prima vem realmente a calhar.
Em cenários ideais, Ben White e especialmente Oleksandr Zinchenko gostam de entrar e formar uma formação 2-3-5. Com ela, está disponível uma passagem mais direta da linha traseira para a lateral (mais sobre isso na história da próxima semana).
Mas e quando esse cenário ideal não for possível? Nesse caso, Mikel Arteta A solução encontrada foi fantástica.
Antes disso, quando um lateral direito ou um lateral esquerdo recebia uma bola na lateral, eles tinham muito opções limitadas com seu companheiro de equipe do mesmo lado.
Eles poderiam simplesmente passar uma bola curta (Uma opção sobre a foto). A última está então em uma posição complexa, com seu marcador na maioria das vezes bem à direita nas costas. O lateral está então jogando com as costas voltadas para o gol e tentando tirar o máximo proveito disso.
Além disso, se um lateral decide fazer uma sobreposição, ele carrega seu marcador junto com ele, fazendo a vida de seu ainda mais difícilO lateral pode então tentar levar a bola daquele lateral simultaneamente ao passar por ele.
A segunda opção foi novamente difícil. Um full-back poderia apenas levar a bola para a frente na área lotada, esperando o melhor (opção B na foto).
Mesmo que o lateral de seu colega de equipe tenha esvaziado o espaço, há raras situações em que o lateral oposto segue por padrão fazendo-se um 1 contra 2 situação na pior das hipóteses.
A terceira opção talvez tenha sido a mais usada. Uma ponta fez um movimento falso em direção à retaguarda e depois virou e correu para o espaço atrás da defesa do lado (opção C na foto).
Uma jogada muito legítima, mas se um zagueiro central cobre bem e se uma bola comprida no espaço é um pouco pesada demais, a posse de bola pode ser perdido.
Portanto, agora, Mikel Arteta não cria as chamadas linhas. Um lateral e um lateral não devem estar na mesma linha. Eles são se o senhor olhar de uma câmera de ponta a ponta, dentro ou fora de cada um.
Geralmente, um pouco de costas está de pé. dentronão tão largo, enquanto a maioria das pessoas está de pé na linha de toque. O mais amplo possível.
Um pontapé de lança, então, em direção ao no meio do campo e recebe a bola curta já enfrentando o jogo com muitas opções (opção D na foto).
Basta assistir ao jogo de preparação para o primeiro gol contra o Liverpool ultimamente e você verá esse movimento quando Ben White passou a bola para Bukayo Saka. Um pequeno detalhe, mas como podemos ver um detalhe muito poderoso.
Além disso, parece que se o Arsenal está fazendo isso praticamente todas as vezes, o senhor pode facilmente defender isso. Agora, aqui está um senão. Esta jogada é muito útil se um lateral oposto é muito apertado para a ponta do Arsenal como praticamente deveria ser.
Então, o senhor se defende por não estar suficientemente próximo? O senhor pode, mas nesse caso, um lateral completo pode simplesmente usar todas as opções “difíceis” acima na jogada de construção. Especialmente as mais convenientes. primeiro. E seu trabalho está terminado, apesar de não pensar muito.
Em suma, ganhar um título vem de uma variedade de coisas. A qualidade dos jogadores, sua experiência, sorte com as lesões, etc., prevalecem. No entanto, mostrei acima um pequeno detalhe que pode, no final, acrescentar um dos quebra-cabeças do passado que faltava.